-
Arquitetos: Gabrielle Vinson Architecte
- Área: 147 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Gabrielle Vinson
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto em questão se refere à renovação de uma pequena casa em Toulouse, França. Apesar de sua aparência antiga e um tanto deteriorada, a casa se beneficia de um lote com cinco metros de largura, o que permite uma estrutura feita de vigas e lajes alveolares, oferecendo assim as inúmeras possibilidades de uma planta livre.
No térreo, a garagem é removida e a varanda e sua área de serviço são demolidas. Do lado da rua, uma nova parede de blocos de vidro recuada da fachada cria uma zona de amortecimento em relação à rua e à calçada, fornecendo espaço para bicicletas e contêineres.
O espaço interno é reduzido para melhorar a habitabilidade e conferir mais importância ao jardim. Na porção leste, uma grande porta de vidro enfatiza a conexão entre a área de estar e o jardim. Ao retornar ao seu volume essencial, a área de estar ganha mais luz e se funde com o jardim.
Como os materiais existentes são de boa qualidade e estão em condições relativamente boas, eles são reutilizados sempre que possível. Os diferentes pisos no térreo são preservados, às vezes parcialmente removidos para acomodar novas instalações, e então reinstalados. As divisórias das paredes são preenchidas com concreto e depois polidas. O mesmo processo é aplicado às paredes e tetos, onde as marcas das antigas divisórias permanecem expostas.
A disposição original da casa e suas alterações subsequentes permanecem visíveis, e seu legado é transmitido. Os azulejos manchados da antiga varanda são limpos e reaproveitados no banheiro. No último andar, o telhado é isolado externamente, novas aberturas são criadas e o espaço permanece aberto para permitir que a casa evolua novamente.